segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hidratação - nutrição - reconstrução

Olá meninass...
Hoje vou falar um pouco sobre o processo de socorro aos cabelos danificados e em que consiste cada estapa...
Bem... O processo de tratamento dos cabelo danificados é dividido em três etapas. Assim o cabelo ficará saúdavel por ter todos os componentes de sua estrutura regenerados. O tratamento sempre é feito nessas três etapas, que são:

  1. Hidratação Simples (reposição hídrica)
  2. Nutrição Capilar (reposição lipídica)
  3. Reconstrução Capilar (reposição protéica)

Hidratação, “este tratamento é basicamente uma reposição de água e sais minerais necessários à saúde dos fios, mantendo a sua flexibilidade”. Geralmente, são feitos com máscaras que contenham mais extratos de plantas e agentes hidratantes naturais na composição, que serão responsáveis pelo aumento da coesão entre as cutículas, prevenindo a descamação.Temos inumeras no mercado: Seda, Pantene, Kert, Amend, Tut Hair, Vita A, Matrix, Relaxima, aí é você quem escolhe.

Nutrição, um tratamento protetor que auxilia na reposição dos lipídios do fio. O objetivo é promover a lubrificação necessária para evitar a perda de nutrientes, mantendo o fio homogêneo. “O ideal é usar produtos compostos por aminoácidos naturais como amêndoas, aveia e seda”, explica o cabeleireiro Fábio Slomp. É um tratamento mais profundo, mas com resultados imediatos.Temos os cremes a base de manteiga de karite, Ceramidas, óleo de oliva... Temos a Rigen, da Alfaparf e a Osmo que são ótimas. Aqui entra também o processo de umectação que já falei aqui.

Já a Reconstrução atua no interior dos fios e auxilia no processo de reposição de elementos como a queratina e as proteínas. É um tratamento indicado para quem fez uso de processos químicos no cabelo (como as tinturas, descolorações,alisamentos,etc.), pois estes são responsáveis por deteriorar a estrutura dos fios. “Neste caso, o ideal é utilizar uma máscara que contenha mais óleos e proteínas, colágeno, creatina, vitaminas e queratina”. Tem a Midollo da Alfaparf, as linas Loreal, Kerastase, Joico que são excelentes...


Cada tipo de tratamento vai ter uma funcionalidade para o cabelo. A Hidratação dá um aspecto macio e suave ao toque; a Nutrição devolve o brilho, a definição e diminui o frizz; e a reconstrução alisa as cutículas dos fios do cabelo, diminuindo a opacidade e a porosidade. 

Nunca coloca-se proteína (Reconstrução Capilar) em um cabelo ressecado e desidratado. Primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.  
Beijos!

3 comentários:

Janaina Barroso disse...

nossa adorei a suas dicas, eu não sabia de muita coisa!
parabéns pelo blog viu, e estou te seguindo, se tiver um tempinho passa lá no meu e se gostar é só seguir!

xoxo

http://www.dforaparadentro.blogspot.com/

Gabi disse...

Olá, estive passando por aqui e adorei o seu blog. Estou seguindo. Se quiser, dá uma passadinha no meu, vou amar saber o que você achou. Bjs

http://papeandocomgabi.blogspot.com

Vicios e Vaidade disse...

Olá meninas....obrigada pelo carinho e pela visita.
Pode deixar que vou conhecer o blog de vcs...bjosss

Seguidores

Contato

QUER FALAR COMIGO? Clique aqui

Kert

Visualizações do blog

Parceiros do blog

Parceiros do blog
SIGMA BEAUTY
Brunna Pales. Tecnologia do Blogger.

Oceane Femme

Vicios por Email

Leve o banner com vc!!

create your own banner at mybannermaker.com!
Calcule seu Peso Ideal
Sexo: M F
Sua altura: m
Segure seu punho com o indicador e o polegar da outra mão. Seus dedos se tocam?
Não Sim, justos Sim, e sobram

Leio e indico